FIERJ realiza 5ª edição do ‘FestRio’, em Ipanema

Reabertura do Refeitório do Lar da Esperança.
9 de março de 2022
Festival Interagindo reúne 240 alunos do projeto Vôlei em Rede no Rio de Janeiro
8 de abril de 2022
Reabertura do Refeitório do Lar da Esperança.
9 de março de 2022
Festival Interagindo reúne 240 alunos do projeto Vôlei em Rede no Rio de Janeiro
8 de abril de 2022

96.5 Tupi.fm em 22/03/2022

A Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro (FIERJ) promoveu domingo, dia 20 de março, a 5ª edição do “FestRio”. O evento aconteceu na Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, na Zona Sul do Rio, a partir das 10h, e tem patrocínio da Secretaria Municipal de Governo e Integridade Pública (Segovi).

Para o Secretário Municipal de Governo e Integridade Pública, Marcelo Calero, “fazer parte desta nova edição do FestRio, neste momento de retomada das atividades da cidade, é um excelente sinal: os eventos ressurgem em torno de temas importantes como combate à intolerância religiosa e a celebração da cultura judaica, tão fundamental para a construção da identidade da cidade do Rio de Janeiro”.

“Temos certeza de que a FestRio deste ano será memorável porque há um ambiente de congraçamento no retorno às festas de rua, logo depois de um período muito pesaroso de pandemia. Faremos ainda um debate imperdível e que virá para contribuir com esclarecimentos sobre o Holocausto, acentuando a mensagem de respeito à diversidade, algo que percebemos essencial nos dias de hoje”, afirma o presidente da FIERJ, Alberto David Klein.

A tradicional festa judaica do Rio já está consolidada no calendário oficial carioca. “É um grande evento, que ocorreu com programação cultural das 10h às 18h, palco central com shows, exibições de dança, e programação voltada às crianças, com muitos jogos e brincadeiras. Tivemos também uma Tenda Cultural com palestras. O tema das mesas montadas pela organização é o debate sobre o Holocausto, que tem movimentado amplas discussões na mídia e na sociedade. As mais de 60 barracas oferecendo artesanato, comidas típicas e outras culinárias vão estar montadas das 10h às 20h”, detalha Suzana Bennesby, diretora de marketing da FIERJ.

A última FestRio presencial foi em 2019. Até essa data, era realizada em outubro. No ano de 2020, não teve festa por causa da pandemia da Covid-19. Por isso, a FIERJ antecipou para março a celebração, no ano passado (2021). Esse último evento foi realizado de modo virtual.

“Agora com a retomada da festa na rua, temos certeza de que faremos um evento muito alegre e reunindo a maioria das entidades federadas do Rio de Janeiro (são 62 ao todo)”, afirma Suzana Bennesby.

Tenda Cultural

Fundação RJZ

10h: “Mulheres judias que fizeram história”, a autora Sabrina Sciama falará do tema com a WizoRio e o Conselho Juvenil.

12h: “Segunda Guerra e Holocausto, o impacto na história mundial”, com o jornalista e pesquisador José Roitberg.

14h: “Cristãos-Novos e Judeus na História Militar do Brasil”, com o escritor e historiador Israel Blajberg.

16h: Roda de conversa com as autoras do livro “O Moinho, revisitando a minha história”. Uma sobrevivente do Holocausto narra a saga da sua família fugindo do inferno nazista. Participam Rolande Fishberb e Sofia Débora Levy.

Fonte: https://www.tupi.fm/rio/fierj-realiza-5a-edicao-do-festrio-em-ipanema/amp/