Desiderata firma parceria para ajudar a prevenir obesidade infantil em Niterói

Desiderata e Aliança realizam ação na Câmara do Rio por aprovação de Projeto que previne a obesidade infantil
9 de dezembro de 2021
Retorno das Aulas Presenciais do Instituto Compartilhar.
15 de dezembro de 2021
Desiderata e Aliança realizam ação na Câmara do Rio por aprovação de Projeto que previne a obesidade infantil
9 de dezembro de 2021
Retorno das Aulas Presenciais do Instituto Compartilhar.
15 de dezembro de 2021

Instituto apoiará a elaboração e implementação de linha de cuidados relacionados à obesidade infantil.

O Instituto Desiderata consolidou nesta terça-feira (30) o interesse na parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Niterói para auxiliar na prevenção da obesidade infantil na cidade da região metropolitana do Rio.

O acordo será sacramentado com a assinatura de um termo de cooperação técnica e prevê o apoio do Desiderata na qualificação da rede assistencial de Atenção Primária à Saúde do município. O Instituto auxiliará na elaboração de uma linha de cuidados de obesidade infantil e seguirá com capacitação de todos os profissionais da Atenção Primária à Saúde da cidade a partir da oferta do curso “Cuidados Relacionados à Obesidade em Crianças e Adolescentes” na modalidade de ensino à distância (EAD).

O Brasil vive atualmente uma epidemia de obesidade infantil que se reflete nos índices da cidade de Niterói. De acordo com dados do Panorama da Obesidade Infantil, cerca de 37% das crianças e adolescentes atendidos na Atenção Primária do município apresentaram excesso de peso em 2020.

Primeiro passo para a prevenção da obesidade

Além do planejamento, implementação e no monitoramento de ações assistenciais e preventivas a serem desenvolvidas no âmbito da Atenção Primária à Saúde na cidade de Niterói, o Desiderata também atuará com foco nos territórios, visando a promoção de ambientes favoráveis às escolhas e comportamentos mais saudáveis.

O gestor de projetos da área de obesidade do Instituto Desiderata, Raphael Barreto, destacou a importância da iniciativa. “Entendemos a obesidade infantil como uma condição complexa e multifatorial e, por isso, acreditamos que a parceria com a SMS de Niterói será bastante promissora, uma vez que o primeiro passo já foi dado, ao reconhecê-la como um problema”.

Também estiveram presentes na reunião realizada na Prefeitura de Niterói a analista de Saúde do Desiderata na área de obesidade, Elisa Mendonça, a subsecretária de planejamento, Raquel Flexa e o assessor de planejamento, Gilson L. de Andrade.

Nós do Fundo RJZ apoiamos essa importante causa.